9c92a906d31f44a8a46c67b50699da37.png

A ideia do movimento estético-cultural LÍRICA BRASILEIRA surgiu quando dei aulas de canto lírico durante cinco anos  em Ribeirão Preto- SP; no Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas – MG , durante nove anos e no Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), o maior festival escola da América Latina, desde 2014.

Em todas estas situações, deparei-me com jovens de vozes notáveis, vindos de vários países (Venezuela, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Argentina, Perú, Chile) e de vários estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Paraíba, Pará, Santa Catarina, Goiás, Pernanbuco)  

Se por um lado a preocupação com eles que tanto dedicam-se e estudam, é a de fazê-los perceberem que poderão emprestar suas vozes a outros estilos de música para além da ópera, dos concertos e dos recitais, atuando fora do binômio cantor-maestro; por outro lado, me preocupo em tornar a voz lírica muito mais popular do que tem sido até hoje. Desejo que a voz lírica esteja no cotidiano das pessoas.

A Lírica Brasileira quer estabelecer uma revolução estético-cultural que se explica pela multivalência e adequação da voz lírica a todos os estilos da canção brasileira – erudita, popular e folclórica - emprestando a ela uma sonoridade luminar, envolvente, propulsora dos melhores sentimentos humanos, inclusive dos que nos enobrecem como cidadãos, devolvendo-nos o orgulho da cultura que temos e que nos define. Quer novos sons para os ouvidos!!




Faça parte deste movimento:

facebook



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Arte do logotipo: Lavínia Carvalho